quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Manual da Mulher Virtuosa

Recebi muitos e-mails relacionados ao texto "Não gosto mas faço com amor", alguns elogiando, outros questionando como é possível,  mais um, em especial, me chamou a atenção, foi de uma moça que explicou com muita sinceridade como funciona sua rotina hoje, e me perguntou se eu achava que alguém com uma vida como a dela poderia se transformar na mulher virtuosa de provérbios 31.

Eu respondi conforme aquilo que acredito: Pode sim! Basta seguir o manual!

E, o manual da mulher virtuosa, não podia ser outro senão a Bíblia.

Mas, fazendo uso do ministério que o Senhor me deu, descrevo abaixo 3 ensinamentos extraídos do manual que, certamente, colocarão qualquer mulher na trilha que a levará a ser uma "Mulher Virtuosa".

OBS1: Se você der "um passo por semana" em um mês você será uma mulher completamente diferente (falo com aquelas que ainda não agem de acordo com a Bíblia).

OBS2: Garanto! A mulher que proceder assim se surpreenderá com os resultados, com o retorno por parte do marido e dos filhos, com o equilíbrio da sua casa. Se assim não for pode voltar aqui e deixar seu comentário negativo que eu apago esse texto.

1º Ensinamento: Pro 31:15;27 - Levanta-se, cedo, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

Há poucos dias visitamos nossa neta mais velha (que nos deu nosso primeiro bisneto), e a  encontramos ainda na cama...

Passava das 9 horas e, sabendo que o seu marido sai pra trabalhar as seis da manhã, pensei: "Ela deve ter despedido ele cedinho e voltou pra cama".

Mas,  grande foi a minha surpresa quando ela me disse:

"Ah bisa, agora que o Estevão já esta grandinho e dorme até mais tarde, eu to indo a forra! Fico na cama até ele me acordar, até porque meu marido não esta vindo pro almoço ultimamente".

Eu, bocuda como sempre, soltei: "E se continuar assim logo ele também não virá pro jantar"...

Ela respondeu: "Relaxa Bisa, ele é muito bem tratado a noite, se é que a Sra me entende..."

Não sei como ainda me surpreendo com moças jovens, até parece que eu não fui jovem um dia (apesar de que a vida era bem diferente). Sentei com ela em sua cama e expliquei:

Filha, o diabo odeia famílias Cristãs, você sabia disso?  
E uma das maneiras mais "rápidas" dele destruir uma família Cristã é usando seus "emissários" (O homem estranho ou a Mulher estranha).

Quando seu marido vai a caça, o diabo cuida de criar situações, de coloca-lo frente a frente com mulheres que são usadas com o fim especifico de seduzi-lo e tira-lo da família. 

E por mais que seja temente a Deus, ele precisa ter uma imagem "sua" na mente que vai ajuda-lo a lembrar que ele tem uma aliança com você, e não pense que é a "imagem de ontem a noite" que vai fazer este papel, pelo contrário, não importa quão linda você seja, o diabo sempre arranjará uma mulher mais bonita pra colocar na frente dele e, se a imagem mais recente que ele tem de você é a de "ontem a noite"...  Tudo será uma questão de "comparações" 'Carne X Carne" e, não se assuste, uma hora a balança vai pesar mais pro outro lado, e ele acabará caindo.

A imagem de você que seu marido deve levar pra rua é a de "esposa / mãe / companheira / serva de Deus". 

Pra isto acontecer NÃO IMPORTA QUE HORAS VOCÊS FORAM DORMIR ONTEM, SAIA DA CAMA JUNTO COM ELE.  Afinal ele acorda não acorda? Porque você não?

Saia da cama junto com o seu marido, enquanto ele se arruma você prepara algo para ele comer, um café se for o que ele gosta, um suco se não toma café, frutas, etc.

Depois, ao longo do dia, tire um tempo pra relaxar, pra descansar, faça uma siesta.

Agindo assim você imprimirá uma imagem formidável na mente de seu marido e, quando ele se deparar com a armadilha de satanás, não vai se quer "cogitar em suma mente" comparar uma "mulher qualquer" com sua "esposa", com a "mãe dos seus filhos", que sai da cama as "seis da manhã" pra lhe servir.
 

2º Ensinamento: Pro 22:6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.


"Se seus filhos acordam todos os dias antes de você, inclusive tem que se virar sozinhos até finalmente conseguirem tirar você da cama (como no caso da minha bisneta, acima) esqueça qualquer esperança de doma-los". 

Não há como cumprir este ponto se o 1º ensinamento não tiver sido posto em prática. 

Enquanto pequenos a mãe deve tirar os filhos da cama nunca ao contrário. Só desta maneira ela conseguirá impor o ritmo necessário para o resto do dia.

Se sai da cama todo dia depois que os filhos já "estão reinando soberanos pela casa" bal bal... Será assim o dia todo. 

Guerras, desobediências, confusão, bagunça, desrespeito, e, quando o marido chegar...  Coitado, é só reclamação (dois dois lados) os filhos fazendo rena sem saberem exatamente o que querem e a mãe com a celebre frase: "Não aguento mais, quero ir embora, quero sumir".

Saia da cama antes de seus filhos, quando eles acordarem dê as ordens! Diga o que deverão fazer em cada momento do dia, certifique-se de envolve-los em algumas de suas atividades para que aprendam como devem se portar, separe tempo pra uma rápida meditação na palavra, ensine-os a orar. Certamente tudo será diferente.

E jamais diga frases como: "Não nasci pra isso" ou "não sei como faze-lo". Pois foi exatamente pra isto que Deus a criou!! E o seu Criador continua sendo poderoso para derramar sobre você todas as capacidades necessárias pra exercer sua função, seu ministério.

Em sete décadas de vida tenho visto isto na minha vida e na vida de centenas de mulheres e homens de Deus: "Sempre que nossa alma anseia por fazer a vontade dele, em cumprir o papel que "Ele" designou pra nós, o Senhor se agrada em derramar os dons e as capacidades que precisamos".

Dica: Se você, como a leitora que me escreveu, tem vivido muito longe dos ensinamentos da palavra de Deus, e é completamente perdida nos assuntos relacionados ao ministério de mãe e esposa, ao ponto de não saber como orar, como se achegar a Deus e pedir ajuda, mas, como no caso dela, tem um marido Cristão, peça ajuda a ele, ele é o Representante do Senhor na casa de vocês, Deus o usará para instrui-la.

3º Ensinamento: Pro 18:9 - O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador.

Tem um ditado antigo que dizia: "Ainda que o homem coloque recursos pra dentro de casa "com uma pá", se a mulher for desperdiçadeira, com "uma colher" ela põe tudo fora".

Não desperdice!!!  Isto é uma ofensa a Deus e ao provedor da casa.

Se você tem uma casa pequena, um ou dois filhos, recebe pouca gente em casa, o orçamento da família é apertado, NÃO TENHA UMA EMPREGADA DOMÉSTICA.

Se tem mais de 2 filhos, recebe muita gente em casa, e seu Marido pode prover-lhe este conforto, então tenha, mas limites-se a contratar uma pessoa pra dois ou no máximo 3 dias por semana.

Use bem esta ajudante, direcione claramente o que ela deve fazer. Como descrevi num texto anterior, agora (depois dos 70, eu tenho uma pessoa que vem em casa 3 vezes por semana, 3ª/5ª/Sábado) então eu direciono o trabalho dela para:

Limpeza de banheiros 
Limpeza das janelas e portas(2 vezes por mês)
Aspirador na casa toda
Limpeza dos moveis 
Retirar o lixo 
Lavar e passar (se ela for boa com isto, se não o prejuízo é grande)

Mas, quanto a você, desenvolva um ritual diário:

Levante, sirva seu Marido, despeça-o, ponha água pra ferver...

Enquanto a água ferve, arrume sua cama, e começando pelos quartos, passando por banheiros, sala, e depois cozinha, venha recolhendo as coisas do chão, guardando cada coisa no seu lugar...

Faça o café, prepare uma boa mesa, passe uma rápida vassoura por toda a casa, se já for 08:hs tire as crianças da cama (isto mesmo, acorde-os)...

Se ainda falta tempo pras 08:hs, aproveite pra uma leitura da palavra, e pra orar pedindo a Deus as estratégias para o dia que esta começando...

Acorde-os tomem um belo café "todos juntos" (não deixe nenhum de fora) , faça-os agradecer o alimento (cada dia é a vez de um)...

Quando acabar o café envolva "todos que tiverem mais de 7 anos" na arrumação da cozinha...

Parta para o quintal, faça-os juntar tudo que ficou jogado no dia anterior, se tem bichos, envolva-os no cuidado deles, alimentação, higiene, etc. 

Acabou? Hora de lerem a Bíblia e louvarem o Senhor todos juntos (um play back ajuda nesta hora), cada dia um compartilha alguma coisa, e você fecha no final...

É hora de pensar no almoço, coloque os menores de 7 anos pra brincar no quintal, ou caso não tenha quintal, no quarto com alguma atividade ou brinquedo (nunca na tv) e novamente envolva os outros na preparação da almoço...

Vão pra escola? Almocem, ajudem a arrumar um aparte da cozinha, se arrumem, "confira se estão limpos e bem arrumados" ore por eles e os despeça em paz...

Pra todos que ficaram em casa, após arrumar a cozinha é hora de um merecido descanso, um soninho depois do almoço deixará todos renovados para o período da tarde...

As tardes são ótimas para receber outras mulheres pra discipular, visitar mulheres que precisem de ajuda (que realmente precisem, não para jogar conversa fora e falar da vida alheia) mas reserve algumas tardes por mês para cultivar um jardim, acredite, isto despertará seu entendimento em várias áreas, alem de desestressar.


!Importante! 
Não bata pernas por ai, a toa... Esqueça a ideia de passear sozinha no Shoping, ou de "olhar vitrines" ou de "tomar cafezinho" sem a companhia do seu marido, isto é laço do inferno. 

Defina "uma tarde por mês" pra ir ao comércio comprar o que realmente é necessário, leve um filho junto para ajudar, e para evitar as ciladas do diabo. 

O que? Ficou chocada? Acha que é muito poderosa pra andar por asi sozinha e resistir as ciladas do diabo? Eva também era...

Minhas queridas leitoras, agindo assim, logo cada uma de você vai desfrutar de Provérbios 31:11;12;28;29;30:
"O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida... Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada, seu marido também, e ele a louva:  Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada..."

Até semana que vem! (A rebeca vai visitar a avó paterna, não sei se vou conseguir publicar algum texto sozinha, he,he,he. Mas, e-mail ja respondo bem! Caso queira compartilhar algo me escreva: lauradosenhor@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário